Salienta-se que, no cenário atual, essa é uma grande oportunidade para as mulheres.

Noticias
A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) lamentou ontem a morte da jovem de 17 anos, assassinada em Santa Cruz, pedindo ainda maior celeridade na actuação em casos de denúncia.
A vencedora da 2ª edição do Concurso Nacional Contos “Igualdade de Género”, Romise Barreto, clássico hoje da Unitel T + um portátil como estímulo para continuar a escrever, com uma garantia ainda de ver publicado o seu conto na plataforma Nuvem de Livros.
Depois de dois dias de formação, as beneficiárias do projeto hidroagrícola da comunidade de Moia Moia, Concelho de São Domingos comprometem-se em trabalhar em rede como forma de alcançar o envolvimento igualitário de mulheres e homens na tomada de decisões e outras esferas de liderança.
Começa amanhã, em formato digital, a formação de formadores em Igualdade de género destinado aos técnicos do IEFP, do ICIEG, da UC-SNQ e da DGEFPEP. A sessão de abertura acontecerá às 9:00 e é co-presidida pelo ICIEG, IEFP e Programa Emprego e Empregabilidade.
Uma ação acontece no quadro de advocacia com vista à divulgação da lei e visto sensibilizar as líderes de comunidade para a necessidade de se disponibilizar para a vida política. A formação em liderança revela-se fundamental para que principalmente as mulheres possam sentir-se aptas e disponíveis para entrar nas listas.
O estudo realizado pelo instituto pretende facilitar a articulação e as ações de prevenção, aprimoramento e aprimoramento dos serviços de apoio às vítimas de violência por gênero (VBG), além de permitir o fortalecimento das respostas institucionais.
No âmbito da presidência em exercício da CPLP, Cabo Verde, através do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) numa articulação entre o Secretariado Executivo da CPLP realizam-se um debate virtual “ A formalização da economia no mercado de trabalho e a proteção social no contexto da Pandemia COVID19 – desafios para a igualdade de género no espaço da CPLP"
A municipalização dos serviços de atendimento e assistência às vítimas VBG tem sido uma das bandeiras do ICIEG na resposta à Violência Baseada no Género.
O Centro de Apoio à Vítima na cidade de Praia sediado no bairro de Achada Santo António, passa provisoriamente, a funcionar nas instalações do ICIEG - Plato. Entre em contato connosco, podemos lhe ajudar
ICIEG e POSER reúnem mulheres da comunidade de Moia Moia, com o objetivo de estimular a participação e maior dinamismo das mesmas na gestão dos seus negócios. Este projecto visa empoderar os membros da associação e da comunidade onde estao inseridos.
A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Igualdade de Gênero (ICIEG), Rosana Almeida, garantiu hoje que o instituto “sempre defendeu” maior respeito pelo direito à informação e à saúde sexual das mulheres e meninas no país.